terça-feira, 15 de março de 2011

A arte do desenho 3D

    Caro leitor meu, que, por isso mesmo, se destaca na prática da ascese ao exercitar a virtude da paciência. Tenho demorado a postar porque resolvi me aprofundar na computação gráfica, poderosa área do mundo digital que nos possibilita dar a forma física, em três dimensões, a tudo o que nossa mente for capaz de imaginar.
    Dediquei tanto tempo ao estudo do Blender que neste mês de fevereiro só li dois livros, dois míseros livros de pouco mais de quinhentas páginas. O resto do tempo livre entreguei à dissecação do programa.
    Foi um estudo profundo, intensivo, afinal, desenho 3D é uma verdadeira ciência (alguns se dedicam exclusivamente à iluminação, outros exclusivamente à modelagem, outros à textura), mas finalmente aprendi todas as técnicas essenciais e já posso fazer as ilustrações que me der na telha. O que não aprendi ainda foi a experiência, que só o tempo concede – mas isso não importa, afinal, não pretendo ser modelador digital para sempre.
    É inacreditável como a computação gráfica evoluiu rápido, de modo especial num software livre como o Blender!
    Dominando a técnica, pude fazer algumas ilustrações para As Aventuras dos Mendigos Viajantes (um conto meu).


A cápsula

















O balão


























Agora me dê uma esmolinha, por favor.

Nenhum comentário: