terça-feira, 22 de março de 2011

Chegou água!


    Chegou água na tarde deste sábado lá na Vila do Oscar. Mas como os canos da rua não são muito acostumados a ter água correndo dentro deles, quase todos estouraram. Pareciam gêiseres!
    Os moradores, além de encherem tudo o que é de cisternas, tanques e baldes, não permitiram que tanta água se desperdiçasse à toa: conectaram mangueiras nos canos estourados e as penduraram nas algarobas. Não preciso nem dizer para que fizeram isso... Para tomar banho!
    Alguém abriu a mala de um carro e ligou o som em todo volume. Outros armaram mesas de bares perto das mangueiras, depois trouxeram cerveja, começaram a assar carne... Foi uma festa! Banho e cerveja!
    Santa Cruz do Capibaribe e região sempre enfrentou o problema de escassez de água, o que é natural em cidades construídas num ambiente seco. A escassez não se iguala à enfrentada pelos habitantes do vasto sertão nordestino, mas é o suficiente para os santacruzenses verem numa forte chuva o maná dos céus. Por isso, quando acontece de a chuva cair de uma só vez, em todas as ruas encontramos gente tomando banho nas bicas das casas, correndo pelas calçadas, feliz por estar ensopado.
    Um povo desses nunca vai negligenciar um cano estourado!

Nenhum comentário: