sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sobre as últimas chuvas

    São 07h35 de 18 de junho de 2010. Desde as 21h00 de ontem, chove sem parar. Tive notícias de que Catende teve graves deslizamentos de barreiras e inundações em partes da cidade. Alguns lugares da pobre Zona da Mata já têm vítimas fatais e, provavelmente, a cidade que mais sofre neste instante é Cortês.
    Palmares está em alerta, o nível do Uma sobe bastante e a previsão é de receber cada vez maior volume de água já que nas áreas a oeste do rio chove há horas e os afluentes estão com cheia. Além do mais, a lembrança do que aconteceu em 2000 ainda está fresca. Até em Santa Cruz do Capibaribe a chuva não deu trégua, levando o rio Capibaribe, que lá vive seco, a ter uma cheia. Chegou a cair raios ontem na capital da sulanca.
    No Recife todos sabemos a situação. Está naufragando, mergulhando em água e num caos total, levando todos nós a fazer a exclamação feita hoje por um jornal pernambucano: “Imagine a Copa aqui!”
    Abaixo, segue-se uma imagem de satélite gerada há pouco tempo, onde se vê a densa camada de nuvens que cobre parte do estado, provocando todas essas precipitações. Mas, segundo o INPE, a probabilidade de chuva para amanhã é de apenas 5%.



Nenhum comentário: